Cuidados ao viajar com crianças

Dicas de viagens

Existem muitas regras para viajar com crianças pelo Brasil e para o exterior. É importante informar-se sobre elas antes de viajar. O planejamento deve prever desde a documentação obrigatória até os cuidados durante o transporte, assim como a hospedagem e a alimentação. O que fazer para tornar a viajem mais segura e confortável?

Crianças no avião

Para não transformar a viagem de avião em um inesquecível martírio, leve brinquedos, livros, lápis e papel para entreter as crianças. Antes de embarcar, estimule a imaginação do seu filho. Leia um livrinho sobre Santos Dumont, por exemplo. O voo pode se tornar uma experiência muito interessante se ele estiver bem motivado.

Vacinas obrigatórias

A carteira de vacinação é um dos itens mais importantes antes de viajar pelo Brasil ou para o exterior. Crianças e adultos que vão para áreas endêmicas da febre amarela (Amapá, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás, Distrito Federal e alguns países da América Latina, África ou Ásia) devem tomar a vacina contra a doença pelo menos dez dias antes de embarcar. A vacina contra a febre tifóide também é muito importante. Ela deve ser tomada quando se vai para regiões com saneamento básico precário, como o Norte e o Nordeste do Brasil, a Ásia e a África.

Segurança no avião

Menores de 12 anos têm atendimento preferencial e devem ser embarcados e desembarcados antes dos outros passageiros. Crianças de até dois anos ficam no colo na hora da decolagem e aterrissagem. Necessariamente precisam de um cinto especial que é atado ao acompanhante.

Documentação

Viajar com os pequenos requer alguns cuidados, principalmente com a documentação. Se a criança for viajar com os pais pelo Brasil, basta apresentar a carteira de identidade (RG) ou a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada), que comprovem a filiação.

Para a criança não se perder dos Pais

Em grandes áreas públicas, por exemplo, desencontros podem acontecer. Para evitar sustos, coloque um cartão do hotel no bolso de seu filho ou faça você mesmo um crachá de identificação, com endereço e telefone. Sempre combine um ponto de encontro de fácil localização e instrua-o a pedir ajuda a policiais.

Seguindo algumas regrinhas você torna a sua viagem mais segura e divertida.

 

1 comentário em “Cuidados ao viajar com crianças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *